A Associação Cultural Deutsche Welt, foi fundada em    novembro de 1999 quando um grupo de amigos pensou na    realização de uma autêntica Festa Alemã – Deutsches            Fest.

Embora os primeiros imigrantes alemães tenham aportado    em Nossa Senhora do Desterro e fundado a primeira colônia alemã do Estado, São Pedro de Alcântara, e que diversos municípios desta região ainda hoje, são predominantemente de descendentes alemães, nunca houve um evento festivo marcante que pudéssemos resgatar. Para isso, foi preciso buscar em alguma festa tradicional, a inspiração para inserir na Capital do Estado um evento germânico de expressão.

Optamos pelos costumes do “KERB” pela peculiaridade de seus rituais, pela força de sua tradição, também porque grande parte dos integrantes do grupo vivenciaram, desde a infância, legítimos bailes de “KERB”, além de ser um diferencial das demais festas germânicas realizadas nessa região do estado.

Começavamos a escrever nossa história, apostando nossas expectativas na realização de uma festa – O resultado era uma incógnita.

Os principais eventos já realizados pela Associação Cultural Deutsche Welt são:

10º Stammtisch

No dia 10 de novembro de 2012 no estacionamento do Evento Brasil bairro Ponta de Baixo em São José – SC, entre pancadas de chuva e aberturas de sol, chegavam os grupos do Stammtisch animando o local com a alegria que toma conta nestas ocasiões.
A banda Swarz Deutsch Musikanten de Blumenau, circulou entre as barracas promovendo assim movimentos de danças mesmo naqueles que diziam não saber dançar.
A praça de alimentação exalava um cheirinho de salsichas, eisbein e chucrute que atraía os que vinham para ver a festa, além do strudel que completava como sobremesa.
O concurso de chopp de resistência provocou euforia geral!
Encerramento às 18 horas com uma gostosa satisfação por tudo ter transcorrido muito bem. Prosit!

14ª Deutsches Fest

Data: 18 de maio de 2013
Local: Evento Brasil – São José, SC

Nesta edição o evento com novo endereço, agora em São José, foi bastante elogiado pela elegância do local e pela organização.
Com a participação de Diego Fernando Silva que gentilmente trouxe dois carrinhos de desfile, sendo um deles em forma de barril com som e puxado por duas pessoas. O outro (lançamento) de um quadriciclo com patrocinio da Undenberg.
A banda recebeu inumeros elogios, assim como o jantar delicioso de Thomas.
Com certeza foi um dos melhores encontros que nossa Associação realizou.

13ª Deutsches Fest

Data: 19 de Maio de 2012
Local: Paula Ramos Esporte ClubeTrindade – Florianópolis, SC

Um Jantar preparado pelo cheff alemão Thomas Hermann Rohe foi o diferencial dessa edição da Deutsches Fest.
A Banda Musical Germânica de Blumenau deu o tom da Festa animado público e o evento.
Algumas importantes festas de Santa Catarina tiveram presença destacada através de suas Rainhas, Princesas e/ou representantes, foram elas: Kerb de Piratuba, Oktobertanz de São Pedro de Alcântara, Kerbfest da Assiblu de Blumenau.
A tradição vai sendo preservada a 13 anos na capital do Estado de Satnta Catarina.

9º Stammtisch

Data: 19 de Novembro de 2011 Depois de 7 edições de Stammtisch na Rua Padre Réus – Ponta de Baixo, mudamos de endereço. Agora nossos encontros acontecem no amplo pátio do Cantuária, também na Ponta de Baixo. O local foi escolhido para garantir, além de um visual de tirar o fôlego, estacionamento seguro, boas instalações, sem a necessidade de fechar uma Rua, fato esse que já nos preocupava no antigo endereço. Perdemos o charme de realizar nossos encontros numa rua, mas ganhamos em qualidade. Os elogios indicam que foi uma escolha certa. Ingo Penz de Blumenau com sua Banda e o Kleine Tänzer de São Bonifácio, deram um toque alemão qualificado ao 9º Stammtisch da Associação Cultural Deutsche Welt.

12ª Deutsches Fest

O salão principal do Paula Ramos Esporte Clube na Trindade – Florianópolis ficou lotado. Grupos de amigos de diversos estados brasileiros e da Alemanha estiveram presentes, gente de longe e de perto festejando um episódio único na capital de Santa Catarina – 12ª Deutsches Fest.

Comida típica alemã, decoração no melhor estilo, concursos de chopp, banda remanescente da Banda Cavalinho, Trio Alpen Musikanten de Blumenau, chopp artesanal pilsen, braun e weizenbier, rainhas e representantes de outras festas alemãs de nosso estado, um número surpreendente de trajes típicos autênticos e 3 grupos de dança: Tanzfreunde (São Paulo), Kleine Tänzer (São Bonifácio) e Grupo Alpino Germânico (Pomerode) deram o tom de um evento pra lá de aprimorado, festa em estilo alemão caprichado, que muita gente nem imagina que rola na capital dos catarinenses, não tem divulgação na mídia porque a lotação é garantida na base do boca a boca e no cheiro bom da comida e do chopp com selo de pureza Reinheitsgebot…. e quem ficou até o final ainda ganhou uma bela sopa de batatas pra voltar pra casa feliz e satisfeito.

8º Stammtisch

Encontro marcado pela estréia da banda Humanação de São Bonifácio, onde uma galera muito jovem executa um animado repertório alemão no embalo das músicas do Dj Ötzi, Cavalinho, Vox 3 entre outros, bem ao estilo dos encontros de Stammtisch que reúne muitos adolescentes e jovens. Pela primeira vez o prefeito de São José esteve presente e fez parte da confraria de dois grupos formados por amigos e funcionários de prefeitura municipal. Gastronomia, estilo e qualidade complementam o mais tradicional encontro de Stammtisch da Grande Florianópolis.

7º Stammtisch

Um encontro pra ficar na história, uma história que já tem encontro marcado para 2011 – 09 de Abril.
Os grupos passam a entrar no colorido das camisetas que os identificam, elaboram lanches e gastronomias cada vez com mais detalhes, e vão mantendo um intercâmbio entre as outras confrarias que por sua vez, formam um conjunto de perfeita harmonia e tradição.
Devido à extensão limitada da rua, tivemos que optar por qualidade ao invés de quantidade, o que certamente ajudou a tornar essa rua a mais cobiçada da grande Florianópolis nos festejados dias de Stammtisch.

 11ª Deutsches Fest

Data: 15 de Maio de 2010 Local: Paula Ramos Esporte Clube, Trindade – Florianópolis, SC Enquanto os músicos embalavam seus instrumentos e as cadeiras reviradas e vazias em torno das mesas sinalizavam que a festa foi movimentada, os sorrisos além do cansaço dos últimos festeiros, sinalizavam que a festa foi mesmo muito boa! A música parecia ainda ecoar pelo salão e nas frases bordadas nos wandschoner as lembranças celebravam o passado e o presente num encontro incomum e especial. Nos costumes, no cardápio, nos trajes, a marca de uma grande festa entre sócios e amigos de apurado gosto etnicamente identificados num chapéu, num bordado, numa fivela ou num sotaque ainda marcado, firme e lindo como a vida que vai escrevendo uma história de geração em geração. Banda: Musical Germânica – Blumenau, Grupos folclóricos: Kerbtanz Gruppe – Capinzal e Kleine Tänzer – São Bonifácio, Festas presentes: Kerb – Piratuba, Festa Regional do Pão de Milho – São Bonifácio e Kerb – Capinzal.

6ª Stammtisch

Data: 10 de Abril de 2010
Local: Rua Padre Réus – Ponta de Baixo – São José, SC

16 turmas ocuparam o espaço da charmosa rua, em 2009 foram 08 turmas, tudo muito organizado, animado e alegre, num formato onde todos podem se ver, trocar idéias e brindar o encontro.

– Uma legítima Straßenfest mit Stammtischtrefen.

Nossa peculiaridade, a praça de alimentação, deu um show com comidas típicas que deixariam nossas omas orgulhosas.
Em 2011 apenas mais 04 turmas poderão ser acrescentadas, limitando assim o nosso tamanho para continuarmos a viver um Stammtisch tão especial.

Repasse do Projeto Oktobertanz

Data: 01 de Junho de 2009
Nessa data, a Deutsche Welt repassou oficialmente a prefeitura municipal de São Pedro de Alcântara o projeto denominado Oktobertanz, cumprindo assim uma das proposições da nossa sociedade: implantar, incentivar e apoiar eventos étnicos alemães em nossa região. Depois de 08 anos de sucesso, esse projeto já pode ser administrado pela prefeitura da primeira colônia alemã, que deverá fazer as parcerias mais acertadas para a melhor condução dessa festa alemã, a maior da grande Florianópolis.

10ª Deutsches Fest

Data: 16 de Maio de 2009
Local: Paula Ramos Esporte Clube – Florianópolis, SC

A Festa: Comemoramos os 10 anos da Deutsches Fest, onde algumas homenagens fizeram parte de uma cerimônia simples, porém, significativa.
Algumas Rainhas de edições anteriores estiveram presentes: Jamile Souza Jönck (02), Roberta Helena Andrade (03), Ana Paula Hasckel (05) e Evelyn Leifer (06) e foram homenageadas.
Dolores Dorothéa Müller, Edilson Giesel, Mário Müller, Bruno Müller Giesel, José Antonio Kammers, Irma Maletzki, Ingrid Auringer de La Martinierri, Paulo Alves, Marilade Alves de Brida, Ademar Knebel, Ilete Knebel, Carlos Eugênio Kerich, Elenita Gerlach Koerich, Ernei Stahëlin e Isabel Stahëlin, receberam o troféu 10 anos de Deutsches Fest. Ausentes, mas recebem o mesmo troféu: José Justino de Andrade Primo e esposa, Felipe Martins, Bertolino Althoff e esposa.
Duas bandinhas animaram a festa: Haus Musikanten (Florianópolis) e Alpen Musikanten (Blumenau). O grupo Folclórico Kleine Tänzer apresentou algumas peças de seu repertório, introduzimos a gastronomia típica alemã ao evento (doces e salgados), e às 15h00min na área externa do Clube, sangramos o 1º barril de chopp com músicas e danças.
Registramos a presença dos representantes do Kerb de Piratuba, SC.

5º Stammtisch

Data: 04 de Abril de 2009
Local: Rua Padre Réus, Ponta de Baixo – São José SC

A Festa: Melhor a cada edição, mais animada, um costume começa a virar tradição. Além dos grupos tradicionais, “pegou” bem a peculiaridade dos nossos encontros de Stammtisch: a praça de uso comum. Muitas pessoas vieram em busca dos doces e salgados da tradicional culinária alemã.
O charme da rua, especialmente a alegre participação de seus moradores, somados com os cuidados em todos os detalhes, vem tornando o Stammtisch da Deutsche Welt, uma reunião selecionada de gente pra lá de especial.
Registramos a presença do Sr. Luiz Caminha que detém o site: www.stmt.com.br, registrando tudo sobre os Stammtisch no Brasil e no mundo.
Atrações que iluminaram o encontro: Haus Musikante, Kleine Tänzer e você que participou dessa festa!
Tudo registrado pela CBN (Rádio), Jornal do Almoço (RBS TV) e os fotógrafos: Pedro Clasen, Fátima e Rodrigo L. Giesel.

Stammtisch 180 anos de imigração alemã

Data: 08 de Novembro de 2008
 Local: Capoeiras – Florianópolis
A Festa   Uma Stammtisch comemorativa ao aniversário da chegada do Brigue Luiza à Nossa Senhora do Desterro (Florianópolis) no dia 07 de Novembro de 1828.
Uma turma de amigos puxa a outra, e assim, numa época de muita chuva o sábado amanheceu curiosamente  enxuto sobre a capital. O encontro informal de Stammtisch promovido sem muito alarde acabou se transformando numa grande festa em comemoração aos 180 de imigração alemã em Santa Catarina. Durante o e evento foram coletadas assinaturas dos presentes para o registro desse importante acontecimento.
Bandinha, grupo de dança, muito chopp (Alemão e Opa Bier), salsichas grelhadas, strudel de maçã, rainha e princesas, prefeitos de colônias alemãs da nossa região, fritz e fridas, o pessoal do triciclo Brigue Luiza…  tudo muito especial, em costumes preservados sem grande alvoroço!

8ª Oktobertanz e Ein Prosit!

Data: 26, 27 e 28 de Setembro de 2008
 Local: 1. 8ª Oktobertanz:  em São Pedro de Alcântara
         2. Santa Catarina em Festa -Ein Prosit: no Centro Sul, em Florianópolis
As Festas: A Associação Cultural Deutsche Welt esteve na organização desse dois eventos simultâneos:
           1. 8ª Otobertanz em SPA que se firma como um dos grandes eventos da temporada das Oktoberfestas em Santa Catarina, esse anos com 3 dias de festa.
           2. Santa Catarina em Festa  Ein Prosit! reuniu na capital as maiores festas de Santa Catarina, embaladas pelo ritmo alemão, um sucesso que deve se repetir em 2009.

9ª Deutsches Fest

Data: 17 de Maio de 2008

Local: Clube Dôze de Agosto – Florianópolis, SC

A Festa: “180 anos de imigração alemã em Santa Catarina” – foi a tônica dessa edição daDeutsches Fest.

Também elegemos a nova Rainha e Princesas da festa.

Tivemos um momento muito especial com a apresentação do grupo Wisla de Curitiba (folclore Polonês), homenageando os alemães de nosso estado.

A banda Continental de Itapiranga surpreendeu, fazendo a parte musical com uma qualidade que agradou o tradicional e animado público da Deutsches Fest.

Algumas importantes festas de Santa Catarina tiveram presença destacada através de suas Rainhas, Princesas e representantes, foram elas: Oktoberfest de Blumenau, Kerb de Piratuba,Festa Pomerana de Pomerode e Schützenfest de Jaraguá do Sul.

4ª Stammtisch

Data: 15 de Março de 2008
Local: Rua Padre Réus – São José, SC

A Festa: A Stammtisch vem crescendo em público e qualidade, esse ano 8 grupos tiveram suas tendas exclusivas aderindo aos costumes de outras cidades, porém, mantivemos as grandes tendas para uso comum, onde pudemos receber pessoas que vem sozinhas, casais ou pequenos grupos, nessas tendas disponibilizamos também o chopp (Klaus Bier – Chopp Alemão), comida típica, doces, salgados e roupas exclusivas.

Nossa bandinha: Haussmusikantem animou o encontro e o grupo Kleine Tänzer de São Bonifácio participou pela manhã e a tarde apresentando peças do seu requintado repertório.

A RBS TV fez intervenções ao vivo durante o jornal do almoço, divulgando para toda a região a nossa 4ª Stammtisch.

7ª Oktobertanz

Data: 29 e 30 de Setembro de 2007
Local: São Pedro de Alcântara, SC

A Festa: A sétima edição da Oktobertanz passou a configurar no calendário da Santur a partir dessa edição, quando também passou a receber o apoio oficial da Prefeitura de São Pedro de Alcântara.

Com uma programação bem variada incluindo: desfiles, bailes, culinária, apresentações folclóricas, concurso dos tomadores de chopp em metro, lenhador e serrador entre outras atrações, a 7ª Oktobertanz reuniu um público estimado em 30 mil pessoas que prestigiaram esse evento que teve a participação e o apoio das seguintes prefeituras da nossa região: Antônio Carlos, São Bonifácio, Angelina, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, e sociedades culturais germânicas representativas de Florianópolis e São José, e ainda de outros convidados especiais como: Blumenau, Pomerode, Jaraguá do Sul e Piratuba.

Aulas de Alemão

Idioma e canto

Data: Julho de 2007

A partir de Julho de 2007, a Associação Cultural Deutsche Welt passou a proporcionar aulas no idioma alemão. Usando uma metodologia bastante simples com aulas uma vez por semana, dirigidas a sócios e não sócios da Deutsche Welt.

8ª Deutsches Fest

Data: 19 de Maio de 2007
Local: Clube Dôze de Agosto – Florianópolis

A Festa: Os elogios de gente que conhece festas alemãs são os melhores créditos para traduzir o grande baile alemão da capital do Estado. A banda Lyra de Pomerode, o grupo de danças folclóricas Kleine Tanzer de São Bonifácio, o triciclo Brigue Luiza da Grande Florianópolis, Rainhas e princesas presentes das festas: Oktoberfest, Kerb, Festa Pomerana e Fenarreco, abrilhantaram o evento que segue cultivando os costumes das tradicionais festas de Kerb.

3ª Stammtisch

Dia 17 de Março de 2007, na Rua Padre Réus em São José, realizamos a terceira edição da Stammtisch. Diferente dos outros encontros de rua, nossa Stammtisch não cobra inscrição nem aluguel de barracas. A Festa é boa, tem chopp, música tradicional, cachorro quente, bazar com produtos típico-tradicionais e camisetas.

6ª OKTOBERTANZ

Data: 29 de Setembro de 2006
Local:
Salão Paroquial – São Pedro de Alcântara, SC

Primeiro evento da Deutsche Welt com uma banda internacional, a Original Tiroler Kaiser Echo da Áustria, que fez uma das mais belas participações musicais que nossa região já teve a oportunidade de ver e ouvir.

Foi servido um jantar típico regional que agradou aos mais exigentes paladares.

Nessa oportunidade o grupo de danças folclóricas alemães de São Pedro de Alcântara, coordenado por Renato Weigartner, fez sua estréia, arrancando aplausos entusiastas do público que lotou o salão. O triciclo Brigue Luiza também fez sua participação distribuindo o saboroso Chopp Alemão – Klaus Bier.